O mundo da leitura para as crianças

18/05/2018

Rubens Alves, educador e escritor brasileiro, autor de inúmeras obras, considerado um dos maiores pedagogos da atualidade, disse: “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”.

 

O típico do mundo infantil é a brincadeira e a fantasia; e os livros podem ser ferramentas significativas para desencadear a criatividade e melhorar a qualidade dos sonhos e das magias da imaginação infantil.

A leitura deve ser estimulada nas crianças, desde bem pequenas, mesmo antes de serem alfabetizadas. Adultos lerem para os pequenos é fundamental para que, no futuro, a criança se torne um adulto leitor, criativo e crítico em relação a tudo, que a envolve.

Incluir na rotina das crianças o tempo da leitura, feita por um adulto e depois, pela própria criança, é um desafio para as famílias que têm a TV, computadores e diversos brinquedos, competindo com o interesse das estórias escritas nos livros; porém, os benefícios para a crianças são muito específicos e grandiosos.

A leitura estimula a criatividade e a fantasia, auxilia na aprendizagem da forma correta de escrever, desenvolve a capacidade de concentração, possibilita o conhecimento de outras realidades bem como o contato com assuntos diversos, não abordados em outras mídias, além de ser um canal de autoconhecimento, de aprendizagem de socialização e de valores morais.

O hábito da leitura nas crianças pode ser estimulado, quando os membros da família já possuem este hábito. Pais que leem com frequência, pelo exemplo, provocam a criança a ler. Também a conversa e partilha sobre o que se está lendo, sobre o que se aprendeu com a leitura é muito importante para despertar o interesse pelos livros.

Ter livros, revistas, textos por perto é essencial para que a criança possa descobrir o mundo divertido da leitura. Dar livros de presente aos pequenos, visitar livrarias, frequentar bibliotecas, conhecer clubes de livros, que debatem e emprestam livros, possibilitam diferentes momentos e diversas sensações que despertam o interesse em se tornar leitor.

Ter um espaço em casa com boa iluminação e silêncio, além de livros ao alcance das mãos, convidam à boa leitura. Confiamos no que o autor Carlos Drummond de Andrade afirma: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer”.

Sobre a escolha dos livros apropriados para as idades, encontramos nas livrarias e nas escolas listas de títulos com estilos diferentes de textos, como aventuras, romances, ficção científica, contos infantis e outros.

Escolha segundo o interesse de seu filho(a).

Aproveito para lembrar que quanto mais se lê, mais se aprende, mais se diverte, mais se desenvolve. Um dia ouvi uma mãe falar que mudaria seu filho de escola, porque lá pediam que lesse todos os dias, por trinta minutos. A mãe achava este tempo longo demais e assim a criança não teria tempo de brincar.

Mas esta mãe se esqueceu de que deixava o filho vendo televisão por mais de 3 horas, por dia, permitia que a criança brincasse com o mesmo jogo no computador, por horas. Vale a pena a família rever os tempos gastos com cada coisa e marcar os minutos para a leitura. Comece com quinze minutos todos os dias. Sei que com livros adequados e com tempo definido, o mundo fantástico da leitura irá conquistar os pequenos.

 

Fonte:http://www.a12.com/redacaoa12

Livro: CARINHAS – FROZEN

Autor: DISNEY

Link do livro: www.editoradcl.com.br/livro/carinhas-frozen

Outros Artigos

20º Salão da FNLIJ

27/07/2018

Como ajudar crianças que têm medo de dentista

10/07/2018

Os livros de imagens

10/07/2018

Editora DCL

Ótima escolha. Ótima leitura.

NOVO ENDEREÇO

Avenida Marques de São Vicente, 1619
26º Andar, Conj. 2612

Barra FundaSão PauloSP

CEP: 01139-003

 (11) 3932-5222

Este site foi desenvolvido pela Soyuz