Textos prescritivos
No nosso cotidiano, convivemos com vários tipos de textos. Porém, dificilmente nos atentamos para as particularidades dos gêneros.
A linguagem é sempre clara, objetiva e direta. A receita deve levar o leitor a praticar o que o texto sugere, por isso o emprego do modo imperativo é bem comum. A topicalização do texto também é um recurso presente neste gênero.
 
Manual de instruções
Um texto de instruções nada mais é que um conjunto de indicações que você deve ou não deve fazer. Para entender uma receita de bolo, ou a bula de um remédio, é preciso tentar entender as ordens anunciadas no texto. As etapas descritas em um manual de instrução devem ser expostas de maneira que a leitura e compreensão do leitor sejam plenas. É comum, também, encontrarmos imagens associadas às instruções.
 
Receita 
A receita é um gênero textual instrucional com características bem definidas. Esta forma de texto apresenta duas partes principais: os ingredientes e o modo de preparo. Uma receita pode apresentar informações adicionais, como o tempo de preparo, o rendimento, dicas, valores calóricos, etc. A primeira parte da receita é a relação dos ingredientes necessários, quantidade, medidas e especificações dos elementos. Já a segunda parte é o passo a passo da produção. Podemos perceber a possibilidade de se empregar algumas características desse gênero textual e obter uma receita singular, original e poética que, diferentemente das demais, não agrada ao paladar, mas desperta a emoção.
 
Regulamento
O regulamento é constituído por uma série de regras para um determinado fato. Concursos, estabelecimentos, exames, padrões de qualidade, entre outros. A disposição do texto se dá em parágrafos numerados e agrupados por assunto, que facilitam a leitura do leitor.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional