Digestão é o conjunto de transformações fisioquímicas ou físico-químicas que os alimentos orgânicos sofrem para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis.
De acordo com o local da ocorrência da digestão, temos:

 
ENZIMAS
São proteínas catalisam (aceleram) as reações químicas celulares.
 
O APARELHO DIGESTÓRIO HUMANO
É constituído pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas. O tubo digestório é formado por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino. As glândulas anexas são as salivares, o fígado e o pâncreas.
Na boca, tem início a digestão química por ação de enzimas (ptialina).
Os alimentos passam do esôfago ao estômago através da válvula cárdia, com a função de impedir o refluxo de alimentos para o esôfago durante as contrações estomacais.
O processo da digestão é realizado por ação de enzimas.
No estômago, os alimentos sofrem a ação do suco gástrico, formando-se o bolo alimentar ou quimo. O suco gástrico é composto por muco, ácido clorídrico e pela enzima pepsina.
Do estômago, o alimento vai para o intestino, passando pela válvula piloro que, como a cárdia, impede o seu refluxo. O intestino divide-se em delgado e grosso.
No intestino, os alimentos sofrem a ação do suco entérico, do suco pancreático e da bile.
A ação dos sucos e da bile ocorre no duodeno, onde se completa a digestão. Os nutrientes obtidos são absorvidos pela parede intestinal.
Órgãos anexos do tubo digestivo humano:

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional