Sais
Sal é todo composto iônico capaz de se dissociar na água liberando íons, dos quais pelo menos um cátion é diferente de H3O+ e pelo menos um ânion é diferente de OH-.
 
Reação de salificação: neutralização ácido-base
Os ácidos e as bases neutralizam-se mutuamente formando os sais. Essa reação é denominada reação de salificação. Nela, pode ocorrer neutralização total ou parcial do ácido e da base.
 
NEUTRALIZAÇÃO TOTAL DO ÁCIDO E DA BASE 
Ocorre quando todos os hidrogênios ionizáveis do ácido reagem com todos os ânions OH- da base, formando um sal neutro e água.
 
Nomenclatura
Escrevemos o nome do ânion seguido da preposição de e do nome do cátion. Quando temos um elemento que forma cátions com diferentes números de oxidação, indicamos esse número com algarismos romanos, ou com as terminações oso para o menor NOx e ico para o maior NOx.
Para o hidrogeno sal, usamos os prefixos mono, di, tri, etc. dependendo da quantidade de hidrogênios ionizáveis na fórmula.
Para o hidroxi-sal, usamos os prefixos mono, di, tri, etc. de acordo com a quantidade de íons OH- na fórmula.
Para os sais duplos, usamos o nome dos dois ânions, a preposição de e o nome do cátion, ou o nome do ânion, a preposição de e o nome dos dois cátions.
 
FORMULAÇÃO DE UM SAL
Para obtermos a fórmula de um sal a partir do seu nome, escrevemos a fórmula do cátion seguida do ânion. As quantidades de cátions e de ânions na fórmula devem ser obtidas de modo que haja a neutralização das cargas.
 
Sal hidratado
Sal hidratado ou sal com água de cristalização possui moléculas de água no retículo cristalino. Essas moléculas de água se encontram em uma proporção definida em relação a uma fórmula do sal, tal proporção é denominada grau de hidratação, o qual é indicado na fórmula do sal por um ponto e pelos prefixos mono, di, tri, penta, etc.
 
Solubilidade dos sais em água
São solúveis os sais dos ânions “metais alcalino e amônio”, “cloretos”, “brometos”, “iodetos”, “sulfatos”, “sulfetos dos metais alcalinos e de amônio”, “sulfetos dos metais alcalinos terrosos”, “nitratos” e “acetatos”.
As exceções são PbCl2, AgCl, CuCl, Hg2Cl2, PbBr2, AgBr, CuBr, Hg2Br2, PbI2, AgI, CuI, Hg2I2, CaSO4, PbSO4, BaSO4 e SrSO4

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional