Organismos unicelulares, eucariontes, ou seja, com membrana nuclear, delimitando um núcleo no qual se encontra o material hereditário, são autótrofos ou heterótrofos, de vida livre ou parasitas, podendo ser coloniais. São mais complexos que os moneras. Fazem parte desse reino os protozoários e as algas unicelulares.
 
PROTOZOÁRIOS
Agrupam-se nesta divisão organismos preferencialmente heterótrofos, daí o nome da divisão e autótrofos facultativos, ou seja, que podem realizar fotossíntese em caso de escassez de alimento.
De acordo com o tipo de organoide locomotor, podem ser divididos em: flagelados ou mastigóforos (flagelos), sarcodíneos ou rizópodes (pseudópodes), ciliados (cílios) e esporozoários (sem estrutura locomotora).
Entre os protozoários predomina a reprodução assexuada.
 
FLAGELADOS OU MASTIGÓFOROS
Locomovem-se por meio de flagelos (apêndices em forma de chicote), que são filamentos longos presentes na membrana plasmática.
Entre os parasitas destacam-se aqueles que associam seu ciclo reprodutivo ao homem, provocando doenças como o mal de Chagas
Os dinoflagelados, que apresentam uma carapaça celulósica (típica dos vegetais) e que, em condições favoráveis, têm uma explosão populacional, provocando as conhecidas marés vermelhas, que intoxicam os peixes, levando-os à morte devido à secreção de uma toxina.
 
CILIADOS
Locomovem-se por meio de cílios, pequenas expansões da membrana plasmática, que cobrem toda a sua superfície.
A maioria é aquática, de vida livre, fixos ou parasitas
 
SARCODÍNEOS OU RIZÓPODES
Locomovem-se por pseudópodes, expansões citoplasmáticas que também servem para a captura de alimento.
Os de vida livre podem ser aquáticos (de água doce ou marinhos) ou terrestres (em ambientes úmidos).
 
ESPOROZOÁRIOS
Por serem exclusivamente parasitas, não apresentam estrutura locomotora. Seu nome deriva da capacidade de formar esporos (formas de resistência) durante seu ciclo reprodutivo.
 
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
Amebíase: também conhecida como disenteria amebiana, é causada por um protozoário parasita.
O contágio se dá pela água, vegetais ou frutos. Nessa doença, a prevenção é muito importante, sendo a higiene fundamental para a não contaminação.
Malária: também conhecida por impaludismo, maleita e outros nomes. É uma infecção do sangue provocada por um protozoário do gênero Plasmodium, transmitido ao ser humano pelas fêmeas dos mosquitos do gênero Anopheles. A prevenção consiste no combate ao mosquito.
Doença de Chagas: doença grave causada por protozoário Trypanosoma cruzi. A transmissão se dá através do inseto conhecido como barbeiro, que vive em frestas de paredes de casas de pau a pique ou sapé. A prevenção consiste basicamente no combate ao inseto (barbeiro).
Doença do sono: é causada pelo Trypanosoma gambiensi e transmitida pela mosca tsé-tsé (Glossina palpalis).
Leishmaniose tegumentar americana ou úlcera de Bauru: causada pelo protozoário Leishmania brasiliensis, tendo como hospedeiro intermediário o inseto Phlebotomees intermedius
 
ALGAS UNICELULARES
Essas algas são eucariontes unicelulares, isoladas, raramente encontradas em colônias. São autótrofas.
Elas fazem parte do fitoplâncton de águas doce e salgada.
As mais conhecidas são as pirrófitas, cuja maioria é bioluminescente (produz luz), principalmente quando agitadas. O excesso dessa categoria pode provocar a “maré vermelha”, que causa a morte de peixes.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional