Os fungos são organismos eucariontes aclorofilados, heterótrofos, que se alimentam por absorção.
Por apresentarem características de vegetais e de animais, foram agrupados em um reino à parte.
São encontrados com maior frequência em ambientes aquáticos e terrestres úmidos. A reprodução dos fungos pode ser assexuada e sexuada, em ambos os processos, há formação de esporos.
Popularmente, são conhecidos por bolores, mofos, fermentos, lêvedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos.
Os fungos do grupo Ascomiceto possuem uma estrutura chamada asco, que produz esporos, por exemplo, Saccharomices cerevisae (lêvedo usado na fabricação de cerveja) e Penicilium (produtor da penicilina).
No grupo Basidiomicetos, encontramos as formas mais conhecidas de fungos, como os cogumelos e orelhas-de-pau.
Nos ecossistemas, junto a bactérias, formam o conjunto dos decompositores responsáveis pelo ciclo da matéria, decompondo matéria orgânica morta de origem animal e vegetal.
Existem, ainda, fungos patogênicos que provocam doenças em plantas e animais, como a ferrugem no cafeeiro, micose no homem e outras infecções das mucosas humanas.
 
LíQUENS
São organismos formados a partir da associação de fungos e algas verdes ou cianofíceas (algas azuis). As algas ou cianofíceas realizam fotossíntese, fornecendo alimento para o fungo e este fornece água e proteção para as algas e cianofíceas.
São os produtores de cadeias alimentares em regiões extremamente frias, servindo de alimento para muitos herbívoros (rena, por exemplo).
Além disso, representam um papel fundamental na decomposição de rochas e no processo de formação dos solos, pois, com as bactérias, são os primeiros organismos a se fixarem, criando condições favoráveis à ocupação por outros organismos, como as briófitas.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional