Reflexão de um pulso
Se você movimentar a corda de forma que provoque um pulso, verificará que o pulso se propaga até o ponto fixo e retorna na direção de sua mão. Esse fato leva o nome de reflexão de um pulso.
Se a extremidade da corda estiver totalmente fixa, o pulso retorna à sua mão com inversão de fase, isto é, se o pulso é para cima, no retorno ele estará para baixo e vice-versa.
Se a extremidade estiver parcialmente fixa, o pulso retorna à sua mão sem inversão de fase, isto é, se o pulso é para cima, no retorno ele estará para cima e vice-versa.
 
Refração de um pulso
Imagine uma corda formada por duas cordas, uma bastante grossa e outra bastante fina. Uma das extremidades está fixa em algum lugar e a outra extremidade está na sua mão. Você faz um movimento brusco que provoca um pulso, que se desloca em direção à extremidade fixa. Quando o pulso atinge a união das duas cordas, observe que o pulso é transmitido para o outro pedaço de corda. Esse fenômeno é chamado de refração de um pulso. Além de transmitir o pulso para a outra corda, no ponto de união surge um outro pulso, em sentido contrário ao pulso inicial.
 
Reflexão de cordas
A igualdade entre o ângulo de incidência (i) e o ângulo de reflexão (r) é válida para qualquer tipo de onda, por exemplo, para ondas luminosas e ondas sonoras.
 
Refração de ondas
Ao passar de um meio para outro ou de uma região para outra onde há mudança de sua velocidade, a onda sofre um desvio de direção que será maior ou menor de acordo com a intensidade da mudança de velocidade.
 
Difração de ondas
Difração de ondas é o fenômeno que ocorre quando a onda passa por aberturas estreitas. Quando uma frente de ondas passa por uma abertura estreita, ocorre um espalhamento da frente de onda, o que possibilita às ondas contornarem obstáculos.
A difração do som é facilmente notada, pois, em virtude disso, pode-se ouvir pessoas falando em outra sala sem vê-las diretamente.
 
Polarização de ondas
Ondas polarizadas são ondas que se propagam num único plano, isto é, não se propagam em todas as direções. O dispositivo que polariza uma onda é chamado de polarizador, e somente ondas transversais são passíveis de serem polarizadas.
As ondas polarizam-se, pois oscilam somente numa direção.