Qualidades de um texto
Coesão
A coesão textual consiste em articulações gramaticais existentes entre as palavras, frases, ideias, que garantem a conexão sequencial do texto. A manutenção do tema é um desses recursos, mas não é suficiente em textos dissertativos. A ordem das palavras no período, as marcas de gênero e de número, as preposições, os pronomes pessoais, os tempos verbais, os conectivos funcionam também como elos coesivos. Cada um desses elementos gramaticais estabelece conexões, articulações, ligações, concatenando as ideias. Ou seja, a estrutura gramatical das frases trata de criar coesão entre os constituintes de um texto.
Coerência
A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto. Essa característica depende diretamente da ordem de ideias, argumentos e acontecimentos, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários.
O texto precisa respeitar princípios lógicos elementares. As ocorrências e argumentos devem ser compatíveis entre si e com o mundo a que se referem, já que o mundo textual tem que ser compatível com o mundo que representa.
Um texto coerente tem unidade, já que há a permanência de elementos constantes no desenvolvimento.
O texto deve retomar seus elementos conceituais e formais, mas não deve limitar-se a isso. É preciso apresentar novas informações a propósito dos elementos mencionados.
Intertextualidade
A intertextualidade pode ser definida como um diálogo entre dois textos. Concerne aos fatores que tornam a interpretação de um texto dependente da interpretação de outros. Cada texto constrói-se, não isoladamente, mas em relação a outro já dito, do qual abstrai alguns aspectos para dar-lhes outra feição. O contexto de um texto também pode ser outros textos com os quais se relaciona.
Clareza
Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características de escrita da mensagem. Quando a linguagem é objetiva, simples, a clareza do texto se destaca. A obscuridade impede que o receptor compreenda o texto de maneira completa, que chegue à significação final da mensagem.
Concisão
Um texto conciso é aquele que transmite sua ideia com o mínimo de palavras possíveis, ou seja, não tem rodeios e nem enrolação. É escrito de maneira direta, sem a utilização de palavras desnecessárias. A concisão é uma das qualidades fundamentais do texto. Para adquiri-la, é importante que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de ideias.
Dicas para uma boa redação:
- Nunca comece uma redação com períodos longos, basta construir uma frase núcleo, que será a sua ideia geral a ser desenvolvida nos parágrafos que se seguirão;
- Nunca coloque uma expressão que desconheça, pois o erro de ortografia e acentuação é o que mais tira pontos em uma redação;
- Nunca coloque hífen onde não é necessário, como em “penta-campeão”, ou separe sílabas erroneamente;
- Nunca use gírias na redação, pois a dissertação é a explicação racional do que vai ser desenvolvido e uma gíria pode cortar totalmente a sequência do que vai ser desenvolvido, além de ofender a norma culta da Língua Portuguesa;
- Nunca esqueça os pingos nos “is”, bolinhanão vale;
- Nunca coloque vírgulas onde não são necessárias (o que tem de erro de pontuação!);
- Nunca entregue uma redação sem verificar a separação silábica das palavras;
- Nunca comece a escrever sem estruturar o que vai passar para o papel;
- Tenha calma na hora de dissertar e sempre volte à frase núcleo para orientar seus argumentos;
- Verifique sempre a estética, parágrafo, acentuação, vocabulário, separação silábica e, principalmente, a pontuação, que é a maior dificuldade de quem escreve, e a maioria acha que é tão fácil pontuar!
- Respeite as margens do papel e procure sempre fazer uma letra constante, sem diminuir a letra no final da redação, para ganhar mais espaço, ou aumentar, para preencher espaço;
- A letra tem que ser visível e compreensível para quem lê;
- Prepare sempre um esquema léxico em cima da estrutura intrínseca e extrínseca;
- Não inicie nem termine uma redação com expressões do tipo: “Eu acho… Parece ser… Acredito mesmo… Quem sabe…”. Elas demonstram dúvidas em seus argumentos anteriores;
- Cuidado com “superlativos criativos”, do tipo “mesmamente… apenasmente.” e de “neologismos incultos”, do tipo: “…imexível… inconstitucionalizável…”.