Propriedades coligativas 
Comparando um líquido puro com uma solução realizada com esse líquido usado como solvente, notamos que o soluto no líquido altera o comportamento dele. Essas alterações são denominadas propriedades coligativas.
Características de uma solução aquosa de um soluto não volátil:

 
As principais propriedades coligativas são:

 
PRESSÃO DE VAPOR
Pressão de vapor de um líquido é a pressão que o vapor exerce quando está em equilíbrio com o líquido. Assim, a velocidade de evaporação vai diminuindo, e a velocidade de condensação aumentando, até o sistema atingir o equilíbrio. Atingido o equilíbrio, a pressão que o vapor exerce no interior da campânula é denominada de pressão de vapor. Quanto mais volátil for uma substância, maior será sua pressão de vapor.
 
LEI DE RAOULT
A pressão de um vapor do solvente na solução é diretamente proporcional à sua fração molar, sendo a constante de proporcionalidade a pressão de vapor do solvente puro.
 
EFEITO TONOSCÓPICO 
Para soluções diluídas, nota-se que o abaixamento relativo da pressão de vapor é diretamente proporcional à molalidade (W) da solução.
 
Efeito ebulioscópico
A elevação do ponto de ebulição do solvente na solução é uma propriedade coligativa denominada ebulioscopia. Raoult também estudou a ebulioscopia e concluiu que o efeito ebulioscópico é diretamente proporcional à molalidade da solução.
 
EFEITO CRIOSCÓPICO
O abaixamento do ponto de congelação do solvente é uma propriedade coligativa denominada crioscopia. Segundo Raoult, o efeito crioscópico é diretamente proporcional à molalidade da solução.
 
OSMOSE
Difusão entre líquidos é a mistura espontânea de um líquido em outro e vice-versa, resultando um sistema homogêneo. Na osmose há a membrana permeável e a membrana semipermeável.
A difusão de um solvente para a solução ou a difusão do solvente de uma solução diluída para uma solução mais concentrada é denominada osmose.
A osmometria é utilizada para a determinação de massas moleculares de substâncias de alta massa molecular, como as proteínas.
 
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES IÔNICAS
Sabemos que o aumento do número de partículas em uma solução faz aumentar o valor do efeito coligativo e que a ionização ou a dissociação do soluto aumenta o número de partículas em solução, aumentando, portanto, o valor do efeito coligativo. Assim, uma solução iônica tem efeitos coligativos maiores que uma solução molecular de mesma molalidade.
 
O fator de Van’t Hoff (i) 
O fator de Van’t Hoff mostra quantas vezes o efeito coligativo iônico é maior que o molecular quando as soluções têm a mesma molalidade. Então, para calcularmos o efeito coligativo de uma solução iônica, basta multiplicar a correspondente expressão do efeito molecular pelo fator de Van’t Hoff (i).

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional