A Oceania é o continente mais isolado do mundo. Sua barreira geográfica fez com que fosse o último a ser descoberto pelos europeus. A Oceania era ocupada por povos nativos antes da chegada dos colonizadores, e, em pouco tempo, grande parte desses povos foram praticamente dizimados. O continente é formado por um conjunto de ilhas e fica entre o oceano Índico e as Américas. Localiza-se nas zonas intertropical e temperada. Abrange 13 Estados soberanos. Devido ao seu grande número de ilhas, costuma-se dividir o continente em:

 
Austrália
As planícies contornam todo território australiano, tornando-se bastante largas ao norte. No relevo australiano há os alpes, que são formações montanhosas com altitude elevada. Os planaltos constituem a maior parte do país. Os desertos ocupam todo o centro-oeste do território australiano. O relevo mais elevado, ao Leste, influencia a drenagem dos grandes rios australianos, como o Darling e o Murray, que correm em direção ao sudoeste. Os lagos se deve à depressão relativa do relevo. A Grande Barreira de Recifes estende-se no mar de Coral por mais de 2.000 km. O clima da Austrália é o tropical e o subtropical, com temperaturas altas ao Norte e amenas ao Sul, onde ocorrem chuvas mais frequentes. O clima mediterrâneo aparece em áreas do sudoeste e do sul, com verões secos e temperaturas muito elevadas nas regiões semiáridas e desérticas. A vegetação predominante da Austrália são as savanas e as estepes, mas também há florestas tropicais e subtropicais que ocupam as áreas úmidas do Norte, Leste e Sudeste. A fauna australiana é única, com destaque para animais exóticos como o ornitorrinco (mamífero com bico e pelos) e os marsupiais (cangurus e coalas).
 
Nova Zelândia 
É formada por duas ilhas principais, a do Norte e a do Sul, separadas pelo estreito de Cook. A ilha do Norte é de origem vulcânica; já a ilha do Sul tem um relevo acidentado, que contorna todo o litoral. A planície litorânea aparece ao redor da Nova Zelândia, alargando-se no extremo leste da Ilha do Sul. As temperaturas são amenas e as chuvas, bem distribuídas. A vegetação do país é caracterizada por floresta aciculifoliada e formações arbustivas e herbáceas.
 
Melanésia, Micronésia e Polinésia
São ilhas que têm origem vulcânica ou coralígena, com planaltos baixos e desgastados. Estas são áreas da Terra mais sujeitas ao vulcanismo e aos abalos sísmicos. Os rios são insignificantes; o clima é tropical, com destaque para a densa floresta equatorial, contendo coqueiros ou cobertura herbácea.
 
ECONOMIA 
Com exceção da Austrália e da Nova Zelândia, os países que compõem a Oceania apresentam características de subdesenvolvimento, com atividades econômicas como o extrativismo e a agricultura.
 
EXTRATIVISMO
Na Oceania há reservas minerais na Ilha de Nauru, bem como grandes jazidas de fosfato. Por causa da pequena população, a receita obtida com a exportação assegura a Nauru uma renda per capita que se destaca entre as mais altas do mundo.
 
Papua-Nova Guiné 
Neste país, há jazidas de minerais não ferrosos, ouro e cobre. As Ilhas Salomão possuem grandes reservas de ouro, prata, cobre, fosfato e bauxita.
A Austrália produz 70% do petróleo consumido, no entanto o extrativismo vegetal é praticado em pequenos países da Oceania. As Ilhas Salomão e Samoa exportam madeiras. A pesca é atividade importante nas Ilhas Salomão, em Fiji e em Kiribati.
 
AGROPECUÁRIA
O solo, na maioria das ilhas, não é propício à atividade agrícola. São exceções: Papua Nova Guiné, com suas colheitas de café, cacau e chá; Samoa, que cultiva cacau, coco, banana e abacaxi; Tonga, que exporta bananas e sementes oleaginosas. A Austrália exporta trigo e possui grandes rebanhos de ovinos e bovinos, que fornecem lã e carne. Na Nova Zelândia, a produção agrícola abastece o mercado interno; a pecuária propicia a produção de carne, lã e laticínios para exportação.
 
INDÚSTRIAS 
Nas pequenas ilhas da Oceania há indústrias que são instaladas para beneficiar algum produto originado do extrativismo. Na Austrália e na Nova Zelândia, os únicos países desenvolvidos, encontramos um amplo parque fabril, que compreende desde as indústrias de base até as de bens de consumo.
 
POPULAÇÃO
Quase toda a Oceania tem uma população composta por nativos, com exceção da Austrália e Nova Zelândia, cuja população é de origem britânica. Muitos habitantes da Oceania migram de um arquipélago para outro em busca de melhores condições de trabalho. Em algumas ilhas, há indianos e chineses. A Austrália e a Nova Zelândia têm 85% ou mais de sua população nas zonas urbanas. As principais cidades da Oceania são Sydney, Melbourne, Camberra e Brisbane, na Austrália; Auckland e Wellington, na Nova Zelândia; e Port Moresby, em Papua Nova Guiné.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional