Os EUA, após a Primeira Guerra Mundial, assumiram o papel de principal potência capitalista do mundo, tendo se tornado um país financiador da reconstrução europeia. Isso gerou prosperidade entre os norte-americanos devido à recuperação produtiva europeia. No entanto, uma crise econômica se aproximava. Em 1929, os preços das ações na Bolsa de Valores de Nova York despencaram. Esse fato entrou para a História como o crack da Bolsa de Nova York, gerando falências generalizadas e desemprego em massa. A população norte-americana estava na miséria.
O Brasil sofreu com esse desaquecimento mundial da economia. No mundo todo cresceram os movimentos sociais, que estavam ligados ou aos comunistas ou aos nazifascistas.
 
New Deal
Em 1932, Franklin Delano Roosevelt saiu vitorioso nas eleições presidenciais norte-americanas. Para ele, a crise somente seria solucionada com a participação direta do Estado na economia por meio de investimentos públicos maciços. Seu plano econômico New Deal, que quer dizer “Novos Rumos” em português, deu certo e a economia norte-americana voltou, lentamente, a crescer.
Enquanto isso, na Europa, Inglaterra e França mantiveram-se fiéis aos princípios liberais. Alemanha e Itália procuraram, no totalitarismo, as soluções que mais lhes convinham.
 
O fascismo
A Itália, ao fim da I Guerra Mundial, estava em crise econômica. O socialismo cresceu nessa nação e assustou a instabilidade política, o que deu margem ao surgimento do Partido Nacional Fascista, liderado por Benito Mussolini. Ele parecia a pessoa ideal para frear a ameaça comunista.
Os fascistas, em 1922, organizaram a Marcha sobre Roma. Amedrontado, o rei Vítor Emanuel II nomeou Mussolini como primeiro-ministro.
Os fascistas reorganizaram as estruturas do Estado italiano: para revitalizar a economia, Mussolini inicia uma corrida colonialista.
 
CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO: 

 
O nazismo
A Alemanha foi obrigada, pelo Tratado de Versalhes, a pagar pesadas indenizações aos países que atacou na Primeira Grande Guerra. Isso fez com que o caos social imperasse. A crise econômica mundial de 1929 piorou ainda mais essa situação de miséria. Em resposta a isso, foi fundado o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista), criado pelo austríaco Adolf Hitler.
Hitler era visto com bons olhos pela alta burguesia. Em 1933, ele assume o cargo de chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha. Em 1934, por meio de um golpe de Estado, assume o controle total da Alemanha como o führer (guia), surgindo, assim, o Terceiro Reich.
Com a subida ao poder dos nazistas, iniciou-se uma perseguição aos socialistas e aos judeus.
A base ideológica nazista, formulada pelo Reich, era notadamente racista.
Para solucionar a questão do desemprego, foi posta em ação uma agressiva corrida armamentista, o que contrariou o Tratado de Versalhes.
A política externa nazista era bastante conflituosa a seus vizinhos: a Alemanha invadiu outros países. Com a invasão à Polônia, em 1939, tem início a Segunda Guerra Mundial.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional