Como sabemos, a luz é o elemento de maior influência para o pintor. Sem ela, nada existe visualmente, de maneira que precisamos prestar muita atenção à sua ação. Ela revela não apenas a solidez dos objetos, mas também o espaço utilizado por eles. O resultado da luz incidindo sobre um objeto é uma sombra. Ela é de relativa obscuridade e decorre da interrupção dos raios solares. A indicação de luz e sombra consiste na correta interpretação que fazemos dos planos sobre o papel.
“O objetivo do sombreamento no desenho e na pintura é definir formas, sugerir linhas, criar a ilusão de massa, espaço e, principalmente, de profundidade e volume sobre uma superfície plana. ”
Luz natural: é a luz do Sol.
Luz artificial: é produzida por um foco de luz.
Quando registramos os efeitos de luz e sombra, há vários pontos importantes a observar:
- quando a luz incide em um objeto, faz com que ele projete uma sombra. Suavize os contornos de seu desenho, não desenhe os contornos de sombras muito definidos, exceto para indicar uma luz muito intensa.
Use cores escuras, e não neutras para representar as sombras projetadas. A sobreposição da sombra destaca o desenho de uma toalha ao invés de cobri-lo com uma mancha escura.
Sombreamento de objetos
O volume é o aspecto que diferencia os objetos que nos rodeiam. No desenho, ele é representado por meio de sombras.
Sombra própria: é a sombra do próprio objeto.
Sombra projetada: é a sombra que o objeto projeta sobre um plano ou sobre outro objeto.
Primeiramente, devemos analisar o claro e o escuro de forma global, ou seja, devemos considerar o modelo como um todo sem nos prendermos em aspectos particulares e sem tentarmos reproduzir de imediato todas as gradações de cinza do objeto.
No início, o sombreamento deve ser simplificado. Se, a partir da primeira mancha começarmos a precisar os contornos e matizar detalhes, obteremos uma pintura bem sombreada. Se a luz vem pelo lado esquerdo de um objeto, o lado direito entra no plano de sombra.
Quando se desenha uma boca e se deseja sombreá-la, o sombreamento é vago. Os contornos dos lábios, geralmente, não são demarcados com nitidez Algumas vezes podemos representar a boca apenas com o lábio superior. O lábio inferior sempre deve ser mais carnudo que o superior.
As principais características dos olhos de um homem são as sobrancelhas longas e espessas, os cílios curtos e pouco pronunciados.
Nos olhos femininos, qualquer imperfeição compromete o conjunto. As sobrancelhas devem ser mais finas que as dos homens e exibir um arco mais pronunciado. Os cílios, compridos e curvos. De perfil, o nariz consta de poucos traços e não necessita de sombra. Quando de frente, o difícil é dar o tamanho às suas pequenas curvas.
O delineamento do nariz feminino deve ser leve, mais sugerido que evidente.
Em traços gerais, sua figura aproxima-se muito de um coração partido ao meio, em cujo interior foi colocado um “s”. Quando de perfil (estando o rosto de frente), quase não se tem sombra.
No rosto masculino, o vigor das expressões não compromete a beleza do trabalho, pelo contrário, chega até a destacá-la. Deve ser cuidadosamente sombreado, por suas formas e volumes serem mais delicados e curvos.
O importante é você usar a sua criatividade e praticar muito.