Como sabemos, a luz é o elemento de maior influência para o pintor. Sem ela, nada existe visualmente, de maneira que precisamos prestar muita atenção à sua ação. Ela revela não apenas a solidez dos objetos, mas também o espaço utilizado por eles. O resultado da luz incidindo sobre um objeto é uma sombra. Ela é de relativa obscuridade e decorre da interrupção dos raios solares. A indicação de luz e sombra consiste na correta interpretação que fazemos dos planos sobre o papel.
“O objetivo do sombreamento no desenho e na pintura é definir formas, sugerir linhas, criar a ilusão de massa, espaço e, principalmente, de profundidade e volume sobre uma superfície plana. ”
Luz natural: é a luz do Sol.
Luz artificial: é produzida por um foco de luz.
Quando registramos os efeitos de luz e sombra, há vários pontos importantes a observar:

Use cores escuras, e não neutras para representar as sombras projetadas. A sobreposição da sombra destaca o desenho de uma toalha ao invés de cobri-lo com uma mancha escura.
 
Sombreamento de objetos
O volume é o aspecto que diferencia os objetos que nos rodeiam. No desenho, ele é representado por meio de sombras.
Sombra própria: é a sombra do próprio objeto.
Sombra projetada: é a sombra que o objeto projeta sobre um plano ou sobre outro objeto.
Primeiramente, devemos analisar o claro e o escuro de forma global, ou seja, devemos considerar o modelo como um todo sem nos prendermos em aspectos particulares e sem tentarmos reproduzir de imediato todas as gradações de cinza do objeto.
No início, o sombreamento deve ser simplificado. Se, a partir da primeira mancha começarmos a precisar os contornos e matizar detalhes, obteremos uma pintura bem sombreada. Se a luz vem pelo lado esquerdo de um objeto, o lado direito entra no plano de sombra.
Quando se desenha uma boca e se deseja sombreá-la, o sombreamento é vago. Os contornos dos lábios, geralmente, não são demarcados com nitidez Algumas vezes podemos representar a boca apenas com o lábio superior. O lábio inferior sempre deve ser mais carnudo que o superior.
As principais características dos olhos de um homem são as sobrancelhas longas e espessas, os cílios curtos e pouco pronunciados.
Nos olhos femininos, qualquer imperfeição compromete o conjunto. As sobrancelhas devem ser mais finas que as dos homens e exibir um arco mais pronunciado. Os cílios, compridos e curvos. De perfil, o nariz consta de poucos traços e não necessita de sombra. Quando de frente, o difícil é dar o tamanho às suas pequenas curvas.
O delineamento do nariz feminino deve ser leve, mais sugerido que evidente.
Em traços gerais, sua figura aproxima-se muito de um coração partido ao meio, em cujo interior foi colocado um “s”. Quando de perfil (estando o rosto de frente), quase não se tem sombra.
No rosto masculino, o vigor das expressões não compromete a beleza do trabalho, pelo contrário, chega até a destacá-la. Deve ser cuidadosamente sombreado, por suas formas e volumes serem mais delicados e curvos.
O importante é você usar a sua criatividade e praticar muito.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional