Massas atômicas
Um átomo é muito pequeno e sua massa é muito pequena. Em virtude disso, tornou-se necessária a escolha de um padrão conveniente para medidas de massas atômicas. O padrão utilizado é o átomo do isótopo 12 do carbono (C), ao qual foi atribuída massa atômica igual a 12.
O cálculo do peso atômico de um elemento é a média ponderada dos pesos atômicos dos seus isótopos.
 
Massa molecular
Massa molecular é o número que exprime quantas vezes a molécula dessa substância é mais pesada que 1/12 do peso do átomo de isótopo 12 do carbono.
Sempre que um valor se referir à massa molecular, ele está se referindo à média ponderada das massas moleculares.
 
Átomo-grama
Átomo-grama de um elemento é o peso atômico desse elemento expresso em gramas.
 
Molécula-grama
Molécula-grama de uma substância é o peso atômico dessa substância expresso em gramas.
 
Número de Avogadro
Concluiu-se que uma molécula-grama de substância contém o mesmo número de moléculas. Esse número foi denominado número de Avogadro, e é igual a 6,023 x 1023.
 
Mol
O mol é uma unidade de quantidade de matéria. É uma quantidade constante e expressa pelo número de Avogadro (6,023 x 1023). A massa de um mol do elemento é a massa atômica do elemento expressa em gramas.
 
Volume molar
Concluiu-se por meio de experiências que uma molécula-grama de qualquer substância ocupa o mesmo volume quando estão nas mesmas condições de temperatura e pressão.
 
Íon-grama
Íon-grama é a massa de um mol de íons e seu valor é igual ao da fórmula-massa do íon em gramas. Fórmula-grama é a massa de um mol de unidades da substância; seu valor é igual ao da fórmula-massa em gramas da substância.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional