Introdução
 
A importância de escrever bem
Vivemos em uma sociedade letrada, em que a escrita é um dos principais instrumentos de comunicação. Por isso, quem escreve bem tem um extraordinário canal aberto diante de si, por meio do qual pode externar seus pensamentos e reivindicar o que anseia. Escrevemos para comunicar algo com o mundo exterior. E executar essa ação com excelência nos torna mais capazes de sermos bem-sucedidos em diversas áreas: no mercado de trabalho, na concorrência em vestibulares e concursos, na reivindicação de direitos, nos relacionamentos interpessoais, enfim, nas mais diversas circunstâncias comunicacionais.
Para isso, é preciso ser cuidadoso com o texto, porque ele é como se fosse uma extensão do seu autor que entra em contato com o(s) outro(s). Deve-se ter atenção a questões gramaticais, como a escrita correta das palavras e a pontuação, mas, sobretudo, vale estar atento à clareza do texto, à coerência das ideias, enfim, à estrutura do texto, de modo que, de fato, seja capaz de comunicar perfeitamente aquilo que foi intencionado pelo seu autor.
 
A redação em processos seletivos
A prova de redação avalia se o candidato produziu um texto pertencente ao gênero exigido e que aborde exatamente o tema proposto. Assim, o ponto de partida para uma boa preparação para a redação é conhecer bem todos os gêneros que podem ser cobrados nos vestibulares, o que é fundamental em cada um deles, as características mais específicas que diferenciam um gênero dos demais. Além disso, é importante exercitar a habilidade de compreender propostas de produção, de interpretar coletâneas de textos motivadores e ter um bom conhecimento de mundo para escrever textos com conteúdo. Um texto bem escrito precisa ter clareza, coerência, coesão e progressão de ideias.
É preciso seguir com rigor o que veio especificado na avaliação. Por exemplo, orientações sobre títulos, assinaturas, uso da coletânea de textos motivadores, número mínimo e máximo de linhas e a própria delimitação do tema.
O caminho para um candidato obter uma boa nota na prova de redação em qualquer processo seletivo é: foco no tema — adequação ao gênero — cuidado com a escrita (língua).