CAPÍTULO 1
Introdução à literatura
Literatura é a forma de arte que usa a palavra para produzir trabalhos em prosa ou verso. É a forma que os escritores utilizam para transmitir no texto sua visão da realidade, usando da emoção e artifícios próprios dessa arte.
A forma de escrever um texto não tem muitas regras fixas, o autor manipula as palavras para atingir determinado efeito, passar uma ideia, sensação ou sentimento, e assim explorar a intelectualidade dos leitores, que podem dar interpretações diferentes, de acordo com sua formação cultural e vivência.
 
Gênero lírico
Neste tipo de gênero impera a subjetividade de um “eu” que prefere como temas o amor (principalmente), Deus, a natureza, a dor, etc. A esfera que o lírico procura atingir é a emocional, inclusive no leitor. Este gênero manifesta-se principalmente por meio da poesia. Tipos de poemas líricos:
 
Ode
Elegia
Idílio
Sátira
Soneto
Canção
Acalanto
Acróstico
 
Dramático
O gênero dramático consiste na encenação de um texto, escrito em prosa ou verso, em que acontecimentos, comportamentos e/ou conflitos são expostos pelas personagens (atores) ao público, para que este reflita.
 
O gênero dramático subdivide-se em:
Tragédia:
Comédia:
Farsa:
 
Gênero épico
É constituído por obras em prosa ou verso (a imensa maioria, em prosa) em que o autor narra fatos heroicos, históricos ou os fatos da vida de uma ou mais personagens. O núcleo do gênero épico, portanto, é o acontecimento. Neste gênero, as personagens estão em local e tempo determinados.
 
Subdivide-se em:
Romance;
Novela; e
Conto.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional