Interpretação de textos
 
Conceito
O que é um texto? Primeiramente, texto não é um amontoado desorganizado de palavras. O fato de se escreverem palavras existentes na língua em uma sequência não significa que se constitui um texto
Um amontoado de palavras não forma uma “unidade de sentido” e não preenche “uma função comunicativa reconhecível e reconhecida” pelo leitor. Não há uma adequada coesão ou ligação entre as ideias.
Para que haja texto, é necessário que haja coesão (conexão no plano gramatical, elementos conectivos, como: conjunções, pronomes, preposições) e coerência (relação lógica entre as ideias) textual.
 
A INTENÇÃO TEXTUAL
Um segundo fator importante para que você possa ser considerado um bom leitor é a compreensão da intenção textual. O escritor sempre escreve com uma intenção, seja para informar, convencer, emocionar, esclarecer o seu próprio texto, seja para elaborar efeitos artísticos por meio da seleção e combinação das palavras considerando sua sonoridade ou múltiplas relações de sentido para impressionar o leitor (textos literários).
Verifique, sempre, a fonte bibliográfica do texto.
O nome do autor (se tiver alguma informação sobre ele) é importante para identificar o tipo de texto que irá ler. Se o texto foi escrito por Machado de Assis ou Manuel Bandeira, você deve esperar um texto literário, geralmente. Você criará diferentes expectativas em relação ao texto que irá ler se o autor for um cronista esportivo famoso, ou um cientista, ou um jornalista.
Esse primeiro contato com o texto, seja um livro de inúmeras páginas ou uma pequena carta, é muito importante.
 
O SENTIDO LÓGICO E O SENTIDO SIMBÓLICO DAS PALAVRAS
A tendência da criança é ter uma forma de pensamento mais concreta, tendo o raciocínio abstrato pouco desenvolvido. As palavras, geralmente, são compreendidas em seu significado original, concreto. Por exemplo, se a criança ouve frases como: “Você deixou a casa de cabeça para baixo!” ou “Por que você está com cara tão amarrada?”, ela poderá interpretar a primeira oração imaginando a casa com as mãos no chão, “plantando bananeira”, como se fosse uma pessoa.
Quando temos o sentido original, “ao pé da letra” das palavras, é chamado de sentido ou significado denotativo ou denotação. Ao sentido simbólico ou figurado das palavras, que é variável conforme o contexto ou a situação em que a palavra é empregada, damos o nome de sentido conotativo ou conotação.
Se você interpretar todas as palavras de todos os textos que vier a ler “ao pé da letra”, em seus significados denotativos, poderá gerar muitas confusões. Após o contato inicial com o texto, analisando seus dados bibliográficos, e uma primeira leitura, você terá que responder à pergunta: trata-se de um texto literário ou de um texto não literário?
 
Graus de compreensão dos textos
 Todos os textos surgem em nosso mundo em determinados contextos socioculturais, cujos conhecimentos são pré-requisitos para que se faça uma boa interpretação de qualquer texto escrito.
 
A FAIXA ETÁRIA
Não se espera de uma criança de dez anos a compreensão de textos a respeito de legislação tributária.
 
CONHECIMENTO DE MUNDO 
Quem nunca trabalhou ou estudou não conhece os problemas vividos pelo estudante do período noturno, afinal, não passou pela experiência. Quem ainda não se casou, ou não teve nenhum relacionamento amoroso, não entende exatamente as consequências de uma separação, ainda que alguém muito próximo tenha passado por essa situação.
Para compreender bem um texto, você não deve ser um leitor passivo, deve construir a sua leitura por meio do seu “conhecimento de mundo”.
Quando você não consegue ler um texto escrito, você não deve sentir-se inferiorizado perante as outras pessoas, pois pode ser que você ainda não leu o fato do mundo sobre o qual o texto escrito trata, ou seja, você não partilha (não viveu) o conhecimento que o escritor deseja transmitir.
 
O GRAU DE INSTRUÇÃO FORMAL OU DA FORMAÇÃO ESCOLAR
Geralmente é na escola que se adquire o conhecimento orientado e organizado dos livros. Espera-se um maior preparo intelectual de um jovem universitário do que um jovem que parou seus estudos no quinto ano do Ensino Fundamental II.
 
O HÁBITO DA LEITURA
Quanto mais lemos, mais experiência nós adquirimos, desenvolvemos nosso potencial e melhoramos a nossa habilidade como leitor, afinal, leitura é prática.
Convém notar que não há textos isolados, e sim, a intertextualidade.
A intertextualidade se dá quando um texto determinado dialoga com outros textos que já foram escritos sobre um mesmo tema, de forma direta, pela citação; ou indireta, pela semelhança ou retomada ao mesmo tema. Dificilmente você encontrará um texto inteiramente original, sobre um assunto que ninguém ainda tenha escrito.
 
Leitura e sociedade
Outra maneira bastante funcional de se compreender o processo de leitura é a relação entre a produção literária com a realidade social em que se encontra o país.
 
Leitura do título e confronto com seu conhecimento de mundo
Ao ler um título de um texto, a primeira coisa que o leitor faz é buscar em sua bagagem de conhecimentos e experiências o que ele sobe sobre o assunto.
É importante fazer essa relação antes de iniciar a leitura do texto. Dessa forma, o leitor irá se preparar para a leitura, juntando informações que o auxiliarão na compreensão e na relação do texto com outros conhecimentos adquiridos relacionados.
Ao ter seu primeiro contato com o texto, o leitor poderá encontrar palavras que ainda não façam parte de seu vocabulário, que ainda sejam desconhecidas. Nesse momento, o leitor pode aprender o significado da palavra apenas fazendo uma relação com o contexto do que se lê. Se a falta de significação atrapalhar o entendimento da frase, o melhor a fazer é utilizar o dicionário.
Seguindo esses preceitos, o leitor desenvolve a habilidade de concluir os significados das palavras a partir de um contexto.
Depois da compreensão da opinião do autor é que deve ser feito um confronto dessas ideias, com a opinião pessoal do leitor. Vale ressaltar que, para se chegar a uma conclusão coerente e racional, é importante não se limitar a preconceitos ou pré-julgamentos. Por isso é que se faz tão importante compreender bem a opinião do autor antes de concluir uma opinião a respeito.
Outro aspecto importante a ser analisado é o modo como o autor redigiu o texto.
Esse é um momento importante para o leitor verificar como o autor produziu o texto. É por meio dos termos, das conjunções e proposições escolhidas que o autor demonstrará a sua opinião, o nível e a relação das ideias adotadas.
Após a análise do texto e das ideias do autor, o leitor deve confrontá-las não somente com a sua opinião, mas também com a realidade em que ele vive.
 

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