Eletroquímica
Preparando uma solução de Cu+2, mergulhamos nela uma barra de zinco; veremos que, com o passar do tempo, a barra e a solução mudam de cor, pois a barra de zinco ficará recoberta por uma película de cobre metálico (neutro) e na solução teremos a presença de íons Zn2+.
Denominamos pilha o dispositivo que converte a transferência de elétrons em uma reação de oxirredução para uma corrente elétrica através de um condutor. Então, pilha é o dispositivo que converte energia química em energia elétrica.
 
COMO FAZER UMA PILHA?
Você precisará de uma barra metálica, de eletrodos, voltímetro e passagem de corrente elétrica.
A solução de zinco fica mais concentrada e a solução de cobre fica mais diluída.
 
O FUNCIONAMENTO DA PONTE SALINA
Com o aumento da concentração de Zn2+, a solução tende para um excesso de carga positiva, enquanto que uma diminuição da quantidade de íons Cu2+ faz a solução tender para um excesso de cargas negativas.
 
DENOMINAÇÕES

Uma pilha com eletrodos de zinco (Zn0/Zn2+) e de cobre (Cu0/Cu2+) é conhecida por pilha de Daniell.
Portanto, na pilha de Daniell, o processo de redução ocorre no eletrodo de cobre. Esse é o cátodo da pilha e é o polo positivo, pois recebe elétrons do circuito externo. O processo de oxidação ocorre no eletrodo de zinco. Esse é o ânodo da pilha e é o polo negativo, pois emite elétrons para o circuito externo.
 
Potenciais
É importante que cada eletrodo tenha um valor numérico correspondente ao seu potencial. Portanto, para medirmos o potencial de um eletrodo o ligamos ao eletrodo-padrão de hidrogênio, obedecendo a uma montagem semelhante à pilha de Daniell e medindo a diferença de potencial.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional