Defeitos de um texto
 
Ambiguidade
Ambiguidade é quando há na frase mais de um sentido, incerteza, hesitação, equívoco. Uma frase escrita apresentará ambiguidade quando der condições para ser interpretada de várias maneiras, isto é, apresentar vários sentidos.
 
Redundância
A redundância, também conhecida como pleonasmo, se caracteriza pelo uso de sinônimos sucessivos desnecessariamente. A repetição de palavras ou ideias são vícios de linguagem, pois prejudicam o entendimento do leitor.
 
Obscuridade 
O objetivo de um texto é transmitir uma mensagem, independentemente do formato do texto. A obscuridade contraria essa ordem fundamental de qualquer redação. Se o texto é prolixo, a finalidade da escrita não será atingida. Vários motivos podem determinar a obscuridade de um texto: períodos muito longos, uso de linguagem muito requintada, uso incorreto da pontuação, inversão inadequada dos termos da oração.
 
Eco
Consiste na existência de palavras com terminações semelhantes em relação ao som que emite, provocando dissonância. Diferentemente da rima, o eco não tem consonância, apenas um som sem harmonia.
 
Prolixidade
Prolixidade consiste na utilização de palavras, além do necessário, para expressar uma ideia. Ser prolixo é ficar “enrolando”, “enchendo linguiça”, não ir direto ao assunto. Expressões como “antes de mais nada”, “pelo contrário”, “por outro lado”, “por sua vez” podem tornar uma frase prolixa.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional