Devemos levar em consideração dois fatores: os abióticos ou físicos e os bióticos ou biológicos.
 
FATORES ABIÓTICOS
São todas as condições físico-químicas do ambiente, como, temperatura, umidade, luz, água, pressão e gases.
A temperatura é um dos principais fatores determinantes das classes de seres vivos que podem existir em um meio ou em outro. Existem limites de temperatura que marcam a possibilidade de vida dos organismos.
Normalmente, os limites de temperatura que condicionam as adaptações dos organismos a seu meio ambiente oscilam entre 0ºC e 45ºC.
A luz, como fonte universal de energia de todos os seres vivos, é outro fator ecológico importante. Para as plantas, é insubstituível.
A água, além de ser um dos mais importantes meios, é também um fator decisivo e indispensável para que exista a matéria viva.
Os gases, em especial o oxigênio e o gás carbônico, são imprescindíveis para que os seres vivos possam respirar e assim obter a energia necessária para viver.
 
FATORES BIÓTICOS
Todos os organismos que vivem em um mesmo ambiente formam o que chamamos de componentes ou fatores bióticos. Quer dizer, as plantas que crescem no chão, os microrganismos que decompõem a matéria morta, os animais que competem pelo alimento, os parasitas etc.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional