A maior parte da superfície do nosso planeta é coberta por água, distribuída em oceanos, rios, lagos e geleiras.
 
Oceanos 
São enormes extensões de água salgada, ligadas entre si. São eles: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.
Na época das grandes descobertas dos séculos XV e XVI e nos dias de hoje, são meios pelos quais se locomovem grandes embarcações e por meio dos quais se dá o transporte marítimo. O oceano Atlântico é o mais importante deles. O oceano Pacífico é o mais extenso. O oceano Índico é importante para a navegação de navios petroleiros. Os oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico têm suas águas congeladas.
Os mares são extensões menores de água salgada junto aos continentes. Classificam-se em costeiros; mediterrâneos, interiores ou continentais; e fechados ou isolados.
As ondas são causadas pelos ventos; as marés, pela atração que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra; e as correntes marítimas são grandes volumes de água salgada que circulam como verdadeiros rios dentro dos oceanos.
A plataforma continental é a continuação da superfície dos continentes coberta pelas águas.
As ondas desgastam o relevo litorâneo, no entanto são responsáveis pelo equilíbrio climático do planeta.
A temperatura média das águas dos oceanos é de 16°C.
Quanto mais próximos do Equador, maior a radiação e maior a absorção de energia; quanto maior a profundidade, menor a temperatura.
 
Rios
Os rios são correntes de água e nascem na chamada nascente, ou cabeceira. Formam-se a partir de uma fonte, do derretimento de neve ou da água da chuva. Eles deságuam em um local chamado de foz ou desembocadura. O curso de um rio vai desde a nascente até a foz.
A bacia hidrográfica de um rio compreende seus afluentes. O regime de um rio pode ser pluvial (chuvas), nival (neve) ou misto. Eles podem ser perenes ou temporários e servem como meio de transporte, assim como para movimentar as turbinas de usinas hidrelétricas. Esse tipo de geração de energia é o mais utilizado em nosso país. Além dessas funções, as bacias hidrográficas fornecem abastecimento de água às populações das cidades e irrigam as plantações, sem contar que fornecem alimentos muito nutritivos, como peixes, por exemplo.
 
Lagos
Os lagos são massas de água acumuladas em depressões do relevo. As lagoas são lagos de pequena extensão.
 
Geleiras
As geleiras são massas de gelo que se acumulam em pontos elevados do relevo. Icebergs são enormes blocos de gelo que flutuam em alguns pontos dos oceanos e mares.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional