Energia que provoca este aumento ou diminuição quantidade de energia que provoca essas mudanças.
A calorimetria estuda quanto calor passa de um corpo para o outro durante a transmissão, quanto calor é necessário para algo mudar de estado, ou quanto de energia um corpo armazena em si em forma de calor e também quanto um corpo cede ou recebe de calor para que haja o equilíbrio térmico.
Uma caloria é definida por:
A quantidade de calor (Q) necessária para elevar em 1ºC, 1 g de água, nas condições normais de temperatura e pressão.
A quantidade de calor pode ser definida de duas formas: como calor sensível e calor latente.
 
Capacidade térmica
Mede o quanto de calor um corpo consegue armazenar dentro de si para que haja uma determinada variação de temperatura.
 
Calor específico
Mede a quantidade necessária para a variação da temperatura de uma unidade de massa, isto é, para uma quantidade certa de massa: 1g, 1kg.
 
Quantidade de calor sensível
Podemos medir o calor necessário para um corpo mudar de estado. A grandeza que mede esse calor se chama calor latente, simbolizado pela letra L. A quantidade de calor latente não depende da temperatura, uma vez que nas mudanças de estado a temperatura fica constante. O resfriamento ou aquecimento é estudado por meio de um gráfico de temperatura x quantidade de calor, com patamares nos quais ocorrem as mudanças de estado.
Nas partes inclinadas do gráfico ficam as quantidades de calor sensível, já nos patamares temos as quantidades de calor latente.
Haverá fluxo de energia térmica do mais quente para o mais frio até que todos os corpos atinjam a mesma temperatura, isto é, até que haja o equilíbrio térmico entre os corpos.
 
POTÊNCIA TÉRMICA
É a grandeza que mede a quantidade de calor que uma determinada fonte consegue fornecer numa unidade de tempo.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional