O Brasil possui área territorial de 8.514.876,599 km2 e uma população de 190.732.694. Suas terras ocupam quase a metade da América do Sul e sua população corresponde praticamente à metade da população sul-americana. O Brasil está situado entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio, onde, portanto, predominam climas quentes e úmidos. No Nordeste o clima é semiárido; no Sul, o clima é subtropical. A distribuição da população é desigual, já que o Sudeste e os municípios mais próximos ao litoral são densamente ocupados.
O Brasil é um país subdesenvolvido, com recursos agrícolas, pecuários, energéticos e minerais. É um país de contrastes, com miséria, subemprego, agricultura primitiva, grandes aglomerados industriais e alto grau de desenvolvimento tecnológico. Os rendimentos brasileiros provêm da atividade industrial, de equipamentos elétricos e de comunicação, do processamento de alimentos e da fabricação de veículos. A atividade agrícola representa pouco mais de 10%, mas também são explorados recursos minerais como o petróleo e o carvão mineral. Os problemas de aspectos sociais do Brasil são: menores carentes; subnutrição; falta de atendimento médico; transporte coletivo; insuficiência de centros de saúde; escolas deficitárias; falta de saneamento básico; e má distribuição das riquezas.
O Brasil é banhado pelo oceano Atlântico, tem 26 estados e um Distrito Federal. Ocupa o terceiro lugar em extensão territorial. O Brasil tem suas terras no hemisfério sul. O IBGE dividiu o Brasil em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
 
Os fusos horários brasileiros
Foram criados em 1884, tendo sido estabelecidos 24 fusos de uma hora. A Terra, como todos sabem, tem 360°, logo, se cada fuso tiver uma hora (24 fusos), a distância entre eles deverá ser de 15° (360/24=15°).
O Brasil, ocupa a faixa de quatro fusos horários. Em 2008, o horário oficial do Brasil foi reduzido para três fusos horários.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional