Bases
 
Conceito
Segundo a teoria de Arrhenius, base é uma substância em solução aquosa, que liberta como ânions somente íons OH-.
 
Nomenclatura
Se o elemento forma apenas uma base, ou seja, o elemento não tem NOx variável, podemos usar também as terminações oso e ico, indicando o menor e o maior NOx, respectivamente.
 
DISSOCIAÇÃO IÔNICA
Em solução aquosa, os hidróxidos de metais sofrem dissociação iônica, pois são compostos iônicos. Os cátions formados na dissociação iônica são diferentes de H+ e o nome dos cátions metálicos é o mesmo nome do metal, mas, se o metal tiver NOx variável, indica-se com algarismo romano ou terminações oso para o menor NOx e ico para o maior NOx.
 
Classificação
 
1) QUANTO AO GRAU DE DISSOCIAÇÃO 
Os hidróxidos dos metais alcalinos e alcalinoterrosos são compostos iônicos solúveis na água e, por isso são bases fortes; e seu grau de ionização é praticamente 100%, enquanto os hidróxidos dos metais não alcalinos e não alcalinoterrosos são insolúveis na água, formando bases fracas, cujo grau de ionização é, na sua maioria, inferior a 5%.
 
2) DE ACORDO COM O NÚMERO DE (OH) NA FÓRMULA
Podem ser monobases, dibases ou tribases.
 
FÓRMULA ESTRUTURAIS
Vimos que uma base é sempre formada por um radical positivo, o qual é um metal ou NH4+, ligado ao radical negativo OH-
O número de íons OH- é igual ao NOx do radical.
 
Indicadores
São substâncias que possuem a propriedade de mudar de cor conforme o meio ácido ou básico. Essas substâncias são utilizadas para reconhecer se uma solução é ácida ou básica.
Nos ácidos, a cor do indicador é azul. Nas bases, é vermelho.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional