O continente americano é cortado pelas seguintes linhas imaginárias:
Linha do Equador;
Trópico de Capricórnio;
Trópico de Capricórnio; e
Círculo Polar Ártico.
A América é banhada por três oceanos: oceano Atlântico, a Leste; oceano Pacífico, a oeste; e oceano Glacial Ártico, ao Norte. A extensão territorial do continente americano corresponde a 8,3% da área total da Terra. A América possui 11 onze fusos horários. O Novo Mundo é dividido desta maneira:

Com base as línguas oficiais faladas, podemos dividir o continente americano em América Anglo-Saxônica e América Latina.

 
RELEVO
Há três regiões distintas na América: uma que se estende do Alasca ao México, compreendendo as montanhas Rochosas. Encontramos também planaltos e bacias, como o planalto de Columbia (Canadá) e o planalto do Colorado e a Grande Bacia (Estados Unidos). Nas Montanhas Rochosas é que se localizam os gêiseres. Devemos destacar, também, o Grande Canyon e a falha de San Andreas.

 
CLIMA 
O clima predominante é temperado, com temperaturas médias anuais inferiores a 20°C. No extremo norte, o clima característico é o polar. O relevo influi muito no clima da América. Na costa leste (sul) e na península da Flórida temos clima tropical e subtropical.
 
HIDROGRAFIA
Na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá existe uma enorme região lacustre. Esses lagos se ligam ao oceano Atlântico pelo rio São Lourenço.
 
VEGETAÇÃO 
A vegetação é variada e divide-se em:
Tundra;
Floresta canadense;
Floresta temperada;
Floresta da Califórnia;
Pradarias;
Vegetação Xerófila; e
Florestas tropicais.
 
ASPECTOS CULTURAIS E SOCIOECONÔMICOS
Canadá 
O Canadá é o maior país do continente americano e o segundo da Terra, mas demograficamente é quase vazio. É um país muito rico e desenvolvido, porém com uma área cultivável de apenas 4,6% de seu território. Por ser muito frio, os canadenses são os maiores produtores mundiais de trigo e de aveia, e também de milho, centeio e cevada. A pesca é outra atividade econômica muito importante. A criação de gado bovino e de aves é bastante desenvolvida. A maior parte da população canadense (70%) vive próxima à fronteira com os Estados Unidos. As principais províncias do Canadá são Ontário e Quebec. O Canadá é um grande exportador de veículos motorizados, papel de imprensa, produtos siderúrgicos e bens de consumo. Dispõe de grandes reservas minerais de petróleo, cobre, níquel, ferro, zinco e carvão. No país há uma grande produção industrial. No Canadá a população é predominantemente branca, descendente de britânicos (em Ontário) e de franceses (em Quebec). A capital do Canadá é Ottawa. Ontário é a província mais industrializada e populosa, e a maior cidade canadense é Montreal. O país é abastecido com vias de comunicação que integram todo o território. Os portos mais importantes são: Montreal, às margens do Rio São Lourenço e Vancouver, na costa do Pacífico.
 
Estados Unidos
Os Estados Unidos possuem 50 estados, sua capital é Washington e o inglês é a língua oficial. Os Estados Unidos são a mais rica e poderosa nação do mundo e sua economia é altamente desenvolvida e próspera. Suas indústrias têm ramificações por quase todo o mundo. Na agricultura, há a produção de trigo, milho, centeio e algodão. Além disso, nessa atividade econômica, os EUA apresentam uma produção regionalizada, com áreas específicas para cada produção, que são chamadas de belts (cinturões). Eles são de quatro tipos:

Os Estados Unidos detêm a liderança mundial em relação aos meios de comunicação e transporte. Esse país exporta máquinas e equipamentos de transporte, veículos, cereais, algodão e produtos químicos. Detêm uma alta expectativa de vida, bem como uma alta renda per capita. Nos Estados Unidos há a inexistência quase que total de analfabetismo. A população norte-americana é de 250 milhões de habitantes, e a densidade demográfica é de 27 hab/km2. Apesar de todo desenvolvimento e riqueza, os Estados Unidos não estão livres de problemas, tais como a questão étnica, a falta de matérias-primas e a manutenção de sua balança comercial. O Nafta foi um acordo assinado pelos Estados Unidos, pelo Canadá e pelo México, em 1992.
 
América Latina
Situa-se no hemisfério ocidental, sendo atravessada pelo Trópico de Câncer, pela linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, que atravessa o Brasil.
 
RELEVO 
É caracterizado pela presença de planícies costeiras junto ao oceano Pacífico. Também há altas cordilheiras com altitudes superiores a 5.000 m e picos cobertos de neve. Na América do Sul, surgem os Andes, cujo pico culminante é o monte Aconcágua (6.959 m), na Argentina. Existem extensas planícies pluviais, bem como planaltos desgastados na parte leste da América do Sul e planícies costeiras junto ao oceano Atlântico.
 
HIDROGRAFIA
A maioria dos rios da América Latina é drenada de Oeste para Leste, devido à disposição do relevo. A região é bastante úmida. Os principais rios são:
Rio Patuca;
Rio Madalena;
Rio Orenoco;
Rio Amazonas; e
Rios Paraná, Paraguai e Uruguai, que formam a Bacia Platina.
A América Latina apresenta inúmeras lagoas.
 
CLIMA 
Na América Latina predominam altas temperaturas, que vão se reduzindo em direção ao sul. Lá destacam-se os climas tropicais, úmidos ou secos. Existe um trecho de clima equatorial com elevadas temperaturas e chuvas constantes. Abaixo do Trópico de Capricórnio predominam os climas temperados e frios. Também há áreas muito úmidas, e outras desérticas ou semidesérticas. As áreas semidesérticas localizam-se nos planaltos mexicanos e no polígono das secas, no nordeste do Brasil.
 
VEGETAÇÃO
A vegetação latino-americana é bastante variada:
Vegetação de clima equatorial ⇒ marcada pela presença de florestas densas, como as da Amazônia e de parte da América Central;

 
ECONOMIA
É dividida em 3 setores:

 
EXTRATIVISMO
A pesca é uma atividade econômica de valor regional em todos os países que apresentam extensões litorâneas. O extrativismo vegetal é uma atividade complementar à agricultura e à pecuária. A extração do látex provém da seringueira; já a extração de madeira é feita a partir da palmeira de babaçu e da carnaúba. O extrativismo mineral tem considerável importância, com destaque para o petróleo, ferro, cobre, manganês, estanho, chumbo, níquel, prata, zinco, bauxita e platina.
 
AGROPECUÁRIA
A atividade agrícola ainda se desenvolve em muitos países segundo os moldes do período colonial. Na América Latina havia dois tipos de agricultura: de subsistência e comercial. Nesse ramo econômico podemos destacar o café, na Colômbia, Costa Rica, Guatemala e El Salvador, e a banana no Panamá e Honduras. A pecuária é praticada em todos os países da América Latina, sendo os rebanhos mais importantes de bovinos, suínos, e ovinos.
 
INDÚSTRIA
Baixos salários são pagos aos empregados e a mão de obra é barata, além disso a matéria-prima é abundante. A especialização de alguns países fez com que pudessem ser implantados expressivos parques industriais, como o Brasil, o México e a Argentina. As indústrias latino-americanas são basicamente de produtos alimentícios, têxteis, de base, metalúrgicas e mecânicas.
 
COMÉRCIO E TRANSPORTE
 As exportações da maior parte dos países da América Latina são de produtos naturais. As dificuldades de desenvolvimento econômico são relativas à carência de vias de transporte em boas condições de uso.
 
DIVISÃO SOCIOECONÔMICA
 Grupo 1 ⇒ países com graves problemas econômicos sem muitos desníveis sociais: Cuba, Panamá, Costa Rica, Argentina, Uruguai e Chile. Cuba é o único país socialista do continente.
O Canal do Panamá liga o Oceano Atlântico ao Pacífico.
Na Costa Rica é baixo o índice de analfabetismo, assim como é baixa a taxa de mortalidade infantil e há ampla democracia política. Na Argentina, Uruguai e Chile são baixas as taxas de analfabetismo, é elevado o percentual de estudantes universitários, assim como os índices de moradia, saúde e alimentação.
Grupo 2 ⇒ países com acentuadas diferenças sociais e econômicas entre os meios rural e urbano: México, Brasil, Colômbia e Venezuela. Esses países têm grande extensão territorial e bolsões de muita miséria, já que as terras se concentram nas mãos de latifundiários e os camponeses são muito pobres.
A Colômbia ainda enfrenta sérios problemas em relação ao tráfico de drogas e guerrilha.
Grupo 3 ⇒ países pobres com estrutura social e econômica: Arcaica Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Jamaica, Haiti e República Dominicana. Caracteriza-se por uma renda per capita muito baixa, subnutrição da população, altas taxas de natalidade e de mortalidade, analfabetismo e distribuição desigual de terras. As zonas rurais são pobres e o aspecto urbano é pouco desenvolvido.
Na América Central alguns países enfrentam confrontos violentos sob forma de guerrilhas.
Grupo 4 ⇒ países minúsculos, como Guiana, Suriname, Belize, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago. Suas principais atividades econômicas são o turismo, a agricultura, a produção de banana e cana-de-açúcar e a exportação de algum mineral.
 
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS ECONÔMICOS 
Os Estados Unidos mantêm seu papel de potência. A União Soviética foi extinta e seus países-membros adotaram a economia de mercado. A Europa Ocidental alcançou grande desenvolvimento e formou a União Europeia. O Japão alcançou um desenvolvimento enorme. A tendência de os países se agruparem em grandes áreas de influência chama-se “globalização”. Alguns blocos econômicos do continente americano que podem ser destacados são o Nafta e o Mercosul.
 
OEA
 É a Organização dos Estados Unidos e busca soluções conjuntas para os problemas políticos dos países americanos. Seus objetivos principais visam:

No entanto, poucos resultados concretos foram alcançados por meio dessa organização.
 
Mercosul
Fazem parte do Mercosul Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. O acordo entrou em vigor em 1991 e realizou a eliminação progressiva das tarifas alfandegárias entre os países—membros. Até 1995 tinha como objetivo apenas a formação de um Zona de Livre Comércio, ou seja, a constituição da União Aduaneira. As diferenças entre os países do Mercosul, nos aspectos econômicos, populacional e social, trazem problemas para seu funcionamento pleno e expansão de negócios. Outros países já mostram interesse em ingressar na Mercosul, como o Chile e a Bolívia.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional