Podemos encontrar as causas do maior conflito que o mundo já viu no resultado final da Primeira Guerra Mundial.
Os atritos entre as potências europeias não foram satisfatoriamente resolvidos na guerra anterior.
Após 1918, a Alemanha ficou totalmente arrasada pelo Tratado de Versalhes. A Liga das Nações não foi capaz de manter a paz mundial.
Além desses fatores, podemos relacionar como causas da Segunda Guerra Mundial a política militarista de Hitler, os acordos firmados entre alemães, italianos e japoneses (Eixo) e o Pacto Germano-Soviético, pelo qual a Polônia foi dividida.
 
Fases da guerra
1ª FASE
A Alemanha invade a parte que lhe cabia da Polônia. As novidades desse ataque foram a ação da Blitzkrieg (guerra relâmpago), atuações da infantaria, artilharia, cavalaria blindada (panzer) e aviação.
Em 1940, Noruega, Dinamarca e Suécia foram invadidas.
Bélgica, Holanda, Luxemburgo e França tornaram-se, também, vítimas da Blitzkrieg e foram ocupadas.
A Itália teve uma participação desastrosa logo no início do conflito, dado que os italianos foram alvo fácil para os ingleses.
Ao mesmo tempo, a Inglaterra sofreu pesado bombardeio aéreo alemão. A liderança britânica estava nas mãos do primeiro-ministro Wiston Churchill.
No extremo Oriente, o Japão atacou, em 1941, a base naval norte-americana de Pearl Harbor, dando início à entrada dos Estados Unidos no conflito. No mesmo ano, a Alemanha abriu outra frente de batalha com a invasão da URSS.
 
2ª FASE
Nesta fase houve a contenção das tropas do Eixo e o início da contraofensiva aliada.
Os japoneses sofreram pesadas baixas e os alemães perderam importantes posições no norte da
África. O bombardeio nazista sobre a Inglaterra não teve os resultados esperados. Os russos resistiram heroicamente aos ataques comandados por Adolf Hitler.
 
3ª FASE
Aos poucos, os países do Eixo foram perdendo territórios. A Itália é invadida e Mussolini, morto pela população revoltada no norte italiano.
No Leste da Europa, o Exército Vermelho (russo) conseguiu vitórias importantes e foi ocupando os países que estavam sob a tutela nazista.
O Dia D foi marcante para a Segunda Guerra Mundial: as tropas comandadas pelo general norte-americano Eisenhower desembarcaram na Normandia, dando início à libertação da França.
Hitler suicidou-se e a Alemanha foi obrigada a render-se incondicionalmente, em 1945. No entanto, ainda restava o Japão. Duas bombas atômicas lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki selaram o fim dos conflitos militares, com a rendição japonesa.
 
A CONFERÊNCIA DE TEERÃ
Dela participaram os líderes da Inglaterra, os Estados Unidos e a União Soviética. Decidiu-se pela realização da operação militar do Dia D.
 
CONFERÊNCIA DE YALTA
Por meio dela a ONU foi criada, estabelecendo-se as fronteiras entre Alemanha e Polônia.
 
CONFERÊNCIA DE POTSDAM
Foi convocada para debater questões relacionadas à situação alemã, como:

 

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional