A contextualização da Sociologia
Os relatórios apresentados por entidades como a ONU ou o UNICEF apresentam dados alarmantes
no que diz respeito à saúde da população. Acontecem mais mortes no mundo por água contaminada do que por violência; há índices muito elevados de crescimento populacional e sem planejamento adequado; o crescimento industrial se dá sem as devidas medidas de proteção ao meio ambiente; e a carência de investimentos no setor de saneamento básico é enorme, principalmente nas regiões mais pobres.
 
Seca no Brasil
Os primeiros registros de violentas secas que atingiram a região semiárida do Nordeste brasileiro datam do século XVIII.
Durante 1877 e 1879 morreram mais de 500 mil pessoas somente no estado do Ceará.
Existe um grande desperdício de dinheiro público nas obras de irrigação e abastecimento via desvio de verbas
Além da seca, as populações dessas regiões enfrentam problemas, como falta de emprego, sistema de saúde precário e altos índices de analfabetismo.
As taxas migratórias para outros grandes centros urbanos, como São Paulo ou Rio de Janeiro, já foram mais exorbitantes no passado.
Geralmente, essas populações se instalam nas áreas mais pobres dos centros urbanos, onde as condições de habitação e saúde são extremamente precárias, o transporte é deficiente e ainda apresentam altos índices de criminalidade.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional