Depois do lucro que Vasco da Gama conseguiu na viagem às Índias, Portugal queria mais. Era importante que o país mantivesse a presença nas rotas do Atlântico. Outro motivo foi o Tratado de Tordesilhas. Provavelmente os portugueses sabiam da existência de terras que estavam na mesma posição da América, que tinha sido descoberta há pouco.

Para não correr o risco de perder a posse das terras para outros países, Portugal fez uma expedição desviando um pouco para o oeste, com o intuito de instalar bases comerciais portuguesas nas Índias.

No dia 22 de abril daquele ano, Cabral avistou um monte e chamou-o de Pascoal por estarem na época da Páscoa. Ao chegar a terra firme, Cabral chamou-a de Ilha de Vera Cruz. Um ano depois, o rei de Portugal batizou-a de Terra de Santa Cruz e, por fim, de Brasil, em alusão às árvores encontradas no litoral: o pau-brasil.

A carta que foi escrita por Pero Vaz de Caminha é reconhecida como o primeiro documento brasileiro.

Pero Vaz descreve o momento em que Cabral avistou o Monte Pascoal e o primeiro contato entre os portugueses e os nativos tupiniquins.

De 1500 a 1530, o Brasil viveu a fase pré-colonial.

Naquela época, era mais lucrativo investir nas especiarias das Índias. Por isso, Portugal deixou o Brasil quase esquecido. Contudo, essa situação começou a mudar quando o comércio com o Oriente passou a sofrer concorrência de outros países. Havia o risco de Portugal perder o Brasil para países que não reconheciam o Tratado de Tordesilhas.

A solução encontrada foi iniciar a colonização do Brasil, fato que ocorreu em 1532.

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional