Substâncias
Substância é uma matéria homogênea que não pode ser fracionada por nenhum processo físico e que tem propriedades físicas e químicas constantes.
 
Substâncias simples e substâncias compostas
As substâncias puras dividem-se em substâncias simples e substâncias compostas. As substâncias compostas, quando aquecidas a uma temperatura muito elevada, têm o hidrogênio e o oxigênio divididos; elas não se dividem em outras espécies químicas por nenhum processo.
 
Critérios de pureza
Critérios de pureza são procedimentos pelos quais podemos determinar se uma substância é pura ou não. Fazemos experiências para obter os valores das constantes físicas e as comparamos com os valores tabelados na literatura química.
As principais constantes físicas utilizadas para verificar se uma substância é pura ou não são seu ponto de fusão e seu ponto de ebulição. As substâncias puras têm temperatura de fusão constante. Elas têm, também, temperatura de ebulição constante. Consequentemente, devemos empregar mais de um critério de pureza para definir se uma substância é pura ou não.
 
Propriedades das substâncias
 
PROPRIEDADES GERAIS
São propriedades comuns a todas as substâncias.
 
PROPRIEDADES ESPECÍFICAS
 São propriedades particulares a cada substância, podem ser divididas em organolépticas, físicas e químicas.
 
PROPRIEDADES ORGANOLÉPTICAS
São aquelas que impressionam os nossos sentidos. Como exemplo, temos:

 
PROPRIEDADES FÍSICAS
São aquelas ligadas aos fenômenos físicos e que não alteram a composição química da substância. É com as propriedades físicas que conseguimos determinar as seguintes características se uma substância:
 
Ponto de fusão: é a temperatura em que a substância passa do estado sólido para o estado líquido.
 
Ponto de solidificação: é a temperatura em que a substância passa do estado líquido para o estado sólido.
 
Ponto de ebulição: é a temperatura em que a substância passa do estado líquido para o estado gasoso.
 
Ponto de liquefação: é a temperatura em que a substância passa do estado gasoso para o estado líquido.
 
DENSIDADE ABSOLUTA
Densidade absoluta ou massa específica é a razão entre a massa e o volume de um corpo.
 
DENSIDADE RELATIVA 
É a razão entre a densidade absoluta de duas substâncias. A densidade relativa faz uma comparação das densidades de duas substâncias.
 
CALOR ESPECÍFICO
É uma grandeza característica do material e estabelece que massas iguais de materiais diferentes elevadas à mesma temperatura requerem quantidades de calor diferentes. Portanto, definimos calor específico como a quantidade de calor necessária para elevar de 1°C um grama de substância.
 
SOLUBILIDADE
A quantidade máxima de uma substância que pode ser dissolvida em uma certa quantidade de dissolvente numa dada temperatura denomina-se coeficiente de solubilidade.
 
Dureza
É a propriedade que uma substância tem de resistir ao risco de uma superfície.
 
  
PROPRIEDADES QUÍMICAS
Um sistema pode ser uma mistura ou uma substância pura. As misturas podem ser heterogêneas ou homogêneas, e as substâncias puras podem ser compostas ou simples.