Moléculas e íons
 
Moléculas
Denominamos molécula a menor partícula de uma substância que ainda possui todas as propriedades dessa substância. As moléculas de uma substância simples são formadas por átomos de um mesmo elemento.
 
ATOMICIDADE
Denomina-se atomicidade o número de átomos existentes na molécula de uma substância simples.
 
Íons
Os átomos combinam-se formando um composto, em que eles não estão ligados, nem formam moléculas, o que existe é uma transferência de elétrons. Chamamos os átomos carregados eletricamente de íons, sendo os íons positivos denominados cátions, e os íons negativos denominados ânions.
 
Fórmulas
Representamos as substâncias simples ou compostas por meio de fórmulas. A fórmula representa também uma molécula ou um conjunto iônico. As fórmulas eram determinadas experimentalmente por meio da análise das quantidades de substâncias envolvidas nas reações.
 
FÓRMULA MOLECULAR
Fórmula molecular mostra os elementos constituintes e suas proporções na formação da substância e o número de átomos que formam a molécula.
 
FÓRMULA MÍNIMA OU EMPÍRICA
Fórmula mínima ou empírica é aquela que mostra a composição qualitativa e quantitativa, mas não mostra o número de átomos que formam a molécula da substância. O ácido acético e a glicose têm a mesma fórmula mínima, mas grandezas moleculares diferentes.
 
FÓRMULA IÔNICA
Fórmula iônica é aquela que mostra a composição qualitativa e quantitativa da substância iônica.
 
FÓRMULA PORCENTUAL OU CENTESIMAL
Fórmula porcentual é aquela que mostra a proporção em massa de cada elemento na formação da substância, sendo essa proporção dada em porcentagem.
 
FÓRMULA ESTRUTURAL
Fórmula estrutural é aquela que mostra a disposição dos átomos na formação da molécula. Substâncias diferentes têm mesma fórmula molecular e diferentes fórmulas estruturais. A isso dá-se o nome de isomeria.
 
Introdução às equações químicas
Quando uma substância se transforma em uma ou mais substâncias diferentes, temos uma reação química.
Equação química é a representação de uma reação química.
Na equação, são colocados coeficientes na frente de cada fórmula para que o número de átomos do primeiro membro seja igualado com o número de átomos do segundo membro, satisfazendo, assim, a Lei da Conservação da Matéria.