Mecânica de fluidos é uma parte da Física que estuda o comportamento de líquidos e gases. Muitos desses estudos deram origem a máquinas, como a bomba hidráulica e o elevador hidráulico, além de conceitos sobre o comportamento de líquidos nos canos das casas, nas tubulações de gás das indústrias petroquímicas e nas construções de saneamento básico.
FLUIDO IDEAL 
É todo fluido que não possui viscosidade, isto é, não há atrito entre suas moléculas.
LÍQUIDO IDEAL
É um fluido ideal incompressível, isto é, o volume não diminui quando está sob pressão.
DENSIDADE 
É a grandeza física que relaciona a massa de um corpo e o volume do corpo, incluindo espaços vazios que o corpo possa ter.
MASSA ESPECÍFICA
É a grandeza física que relaciona a massa de um corpo e o volume do material desse corpo, isto é, somente o volume da substância de que é feito. Quando o corpo é maciço, os valores de densidade e massa específica são coincidentes.
DENSIDADE RELATIVA
 É a relação entre duas massas específicas, da substância A em relação à substância B. A relação é dada por
PESO ESPECÍFICO
 É a relação entre o peso de uma substância e o seu volume. A unidade no SI é N/m3.
PRESSÃO
 Pressão está relacionada com a força e com a área onde essa força é aplicada. Pode-se definir pressão como a razão entre a força e a área da superfície em que a força está distribuída.
DIFERENÇA DE PRESSÃO (Δp)
É a diferença de pressão entre dois pontos, P1 e P2, dentro de um líquido.
DIFERENÇA DE ALTURA (Δh)
É a diferença de altura entre dois pontos, h1 e h2, dentro de um líquido.
PRESSÃO EFETIVA OU PRESSÃO HIDROSTÁTICA (PEF)
É a pressão exercida por uma coluna de líquido a partir da superfície até um ponto no interior do mesmo líquido.
PRESSÃO ABSOLUTA (Pabs)
É a pressão num ponto de um líquido resultante da soma da pressão efetiva neste ponto com a pressão atmosférica sobre a superfície do líquido.
 
TEOREMA DE STEVIN
Também chamado de teorema fundamental da hidrostática, está relacionado com a pressão no interior de líquidos. Pode ser enunciado como “A diferença de pressão entre dois pontos de um líquido em equilíbrio e homogêneo é igual ao produto da massa específica do líquido pela aceleração da gravidade e pela diferença de nível entre dois pontos. ”
A partir disso, podemos concluir que dois pontos situados num mesmo nível ou mesma altura, não importando a distância entre eles, estão sob a mesma pressão.
Quando dois ou mais recipientes têm suas bases ligadas por um tubo, chamamos os recipientes de vasos comunicantes.
 
TEOREMA DE PASCAL
Tem uma ampla aplicação tecnológica: em elevadores, macacos hidráulicos, compressores e freios. Pascal concluiu que quando aplicamos uma pressão sobre qualquer ponto de um líquido em equilíbrio, essa pressão é transmitida para todos os pontos do líquido.
A prensa hidráulica é um dispositivo multiplicador de força utilizado quando se requer forças de grande intensidade para a realização de algum tipo de trabalho.
 
TEOREMA DE ARQUIMEDES OU TEOREMA DO EMPUXO
Os corpos, quando estão dentro da água, ficam mais leves. Este teorema, de acordo com o sábio grego Arquimedes, pode ser enunciado desta forma: “Todo corpo mergulhado num fluido fica sujeito a uma força vertical, de baixo para cima, igual ao valor do peso do líquido deslocado pelo corpo. ”
O empuxo não depende da natureza do corpo ou de sua densidade.
Para corpos rígidos, o empuxo não depende da profundidade, não depende do corpo ser maciço ou oco.
PESO APARENTE (PAP)
Um corpo mergulhado num fluido fica sujeito ao empuxo, que é uma força vertical para cima. Por outro lado, esse corpo possui peso, que é uma força vertical para baixo.
Quando estamos na água, sentimos nosso peso aparente, que é a sensação que temos de estarmos mais leves.