Cultura
 
A cultura apresenta-se pela reunião de bens imateriais que caracterizam um agrupamento social definido. Ela engloba conhecimentos, arte, leis, crenças, moral, costumes, enfim, tudo o que o ser humano adquire como participante da sociedade.
Ela é transmitida, apreendida e compartilhada.
Toda cultura, não importando de que espécie for, tem como função o atendimento das necessidades e das vontades essenciais de sua gente e constrói algumas áreas da vida social, tais como: linguagem, traços materiais, arte, mitologia, conhecimentos científicos, práticas religiosas, família e sociedade.
A cultura pressupõe uma relação com a História.
Por fim, pode-se afirmar que todos os povos possuem cultura, pois é a vida total de um povo, a herança social que o ser humano adquire de um grupo.
Para o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a cultura de um indivíduo lhe é transmitida por meio de suas relações sociais. A isso ele nomeia “capital cultural”.
 
Cultura e seus campos de atuação
A cultura compõe-se de dois campos de atuação: o material e o não material; o primeiro é representado pelos objetos palpáveis, tais como habitações, roupas e instrumentos, sejam eles de trabalho ou não, e apresentações concretas de pensamentos, como livros e pinturas; o segundo é representado pelos pensamentos, definições e técnicas que são originados desses objetos, como o modo de pensar e o modo de se vestir, e as criações não concretas do homem, como a Religião e a Literatura.
Portanto, a cultura material é um suporte físico, concreto, da vida social.
Há, porém, uma interdependência entre a cultura material e a cultura não material.
 
Enriquecimento cultural
A cultura, que é a herança social do ser humano, tem característica cumulativa.
Desse modo, novas condições e perspectivas culturais são organizadas sucessivamente.
A aceleração cultural é muito maior quanto maior for a acumulação cultural.
A sociedade, para se modificar, não conta com suas próprias invenções.
A língua que falamos, a religião que seguimos, muitos utensílios e máquinas que usamos não se formaram em um único lugar, a difusão cultural é que ocasiona essas mudanças e expande a cultura de várias sociedades.