A agitação das moléculas está associada à sua energia cinética. Quanto maior for a agitação, mais energia e mais quente estará o corpo.
A temperatura de um corpo está relacionada à energia interna das moléculas.
Calor é definido como a energia térmica que passa espontaneamente de um corpo mais quente para um corpo mais frio. Até quando essa passagem de energia continua? Até que a quantidade de energia entre os dois corpos fique idêntica, até que eles atinjam a mesma temperatura e consigam, portanto, equilíbrio térmico.
O calor é transmitido de três formas: por condução, convecção e irradiação.
 
CONDUÇÃO
Ocorre em materiais sólidos, ou seja, em materiais cuja estrutura molecular é ordenada e coesa.
A condição importante para a condução é que os materiais estejam em contato com a fonte de calor e que o material seja um bom condutor de calor.
A convecção ocorre quando o calor é transportado pelas moléculas de um meio, de uma região para outra pela ação da gravidade.
O movimento de vaivém das massas faz com que o calor seja transmitido de uma região para outra.
A água da superfície é mais fria que a do fundo, portanto mais densa, fazendo com que ela desça. Assim, a água do fundo sobe e a água da superfície desce, ocasionando uma espécie de redemoinho. Esse processo é chamado de convecção.
 
IRRADIAÇÃO
É o processo de transmissão em que a energia térmica é levada por ondas eletromagnéticas de uma região para outra.
Quando ficamos perto de uma fogueira, a transmissão é feita por ondas eletromagnéticas, isto é, por irradiação.
Os aparelhos que medem a temperatura são os termômetros; os mais comuns são os termômetros de mercúrio, constituídos por uma cápsula de vidro de pequena espessura, e, na extremidade de uma das pontas, há um pequeno reservatório com mercúrio, chamado bulbo. No interior da cápsula temos o vácuo.
Ao longo da História foram criadas muitas escalas. Atualmente são utilizadas três escalas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
Os pontos fixos são a temperatura de fusão do gelo, ponto de gelo, e a temperatura de vaporização da água, ponto de vapor.
 
ESCALA CELSIUS (°C) 
Os valores definidos para os pontos fixos foram: 0°C, para o ponto de gelo, e 100°C, para o ponto de vapor.
 
ESCALA FAHRENHEIT (°F) 
É a escala utilizada nos países de língua inglesa, como Estados Unidos e Inglaterra. Os valores definidos para os pontos fixos foram: 32°F para o ponto de gelo e 212°F para o ponto de vapor.
 
ESCALA KELVIN (K)
Nesta escala temos o estado mínimo de energia, no qual a molécula não vibra, chamado de zero absoluto. A escala Kelvin é conhecida como escala absoluta, pois o zero de sua escala representa a menor temperatura possível de se encontrar.
A variação da temperatura (Δ t) é a diferença entre o valor final (t) e o valor inicial (t0) do período.