Sem grande esforço, podemos reparar que as cores estão presentes em absolutamente tudo. Há diversas curiosidades sobre seu uso e funcionamento.
No trânsito, no semáforo, o vermelho indica “pare”; o amarelo, “atenção”; e o verde, “siga”.
Por ser o vermelho a cor mais chamativa, no trânsito ele também desempenha um papel muito importante: uma luz vermelha piscando pode ser sinal de perigo. Por exemplo: carros de resgate, ambulâncias, corpo de bombeiros, etc.
Na natureza a cor está sempre presente, como na camuflagem dos animais: o camaleão pode ficar marrom se estiver perto de um tronco de árvore, como pode ficar verde perto de folhagens, para se livrar de predadores.
Muitos animais machos apresentam uma grande diversidade de cores para atrair as fêmeas.
A imagem colorida da tevê resulta da composição das cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Ela é constituída por infinitos pontinhos luminosos. O mesmo ocorre nas fotografias. Nos outdoors você pode observar esses pontos mais facilmente.
Em 1672, o grande filósofo e cientista Isaac Newton descobriu a natureza das cores.
O prisma decompôs a luz em sete cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Os espectros solares, ou arco-íris, aparecem após as chuvas e funcionam exatamente como o prisma.
A publicidade também se utiliza das cores para valorizar o produto e chamar a atenção dos consumidores. A utilização adequada da cor em uma campanha publicitária é fundamental.
Você já ouviu falar em vermelho como uma cor “berrante”?
Nos corpos coloridos e negros a energia luminosa não refletida é absorvida pelo objeto, converte-se em calor e o aquece.
As cores exercem uma grande influência na vida do ser humano: na Filosofia, na Psicologia, na propaganda, na decoração, nas artes, etc.
As cores quentes são estimulantes; as frias, tranquilizantes.
Na Psicologia, as emoções humanas também são associadas às cores. Temos como exemplo dessas estas expressões: “vermelho de raiva ou de vergonha”; “torcedor roxo”; “tudo azul?”; e “branco de susto.”

2024 © EDITORA DCL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.​

Meu Perfil
Mais Categorias
institucional