X
X

Educao para aumentar a produtividade do Pas

Empossado ministro da Educação na segunda-feira, após a breve passagem de Cid Gomes na pasta, o Professor de ética filosofia e Renato Janine Ribeiro tem posições incisivas sobre as tarefas que lhe cabem daqui por diante para sustentar o slogan “Brasil, pátria Educadora”, da presidente Dilma Rousseff. “Esses dias mostraram que uma parte muito grande da população brasileira que acredita no poder de transformação da Educação. É uma coisa que está sendo dita anos por muita gente, até em conversas de boteco”, disse o acadêmico, ciente de que o desafio será ainda maior porque a pasta sofrerá cortes orçamentários.


Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o Educador reconheceu que é preciso avançar em qualidade, mas defendeu o processo de inclusão social promovido pelos governos do PT. “Se a gente não tivesse feito inclusão e tivesse apostado no aumento da qualidade do Ensino, a universidade estaria bem melhor, mas seriam os mesmos 3 milhões de Alunos matriculados (hoje, são 7,4 milhões). Não teríamos atendido uma obrigação que é ética e política”, defendeu. Para o ministro, após as ações emergenciais do Bolsa Família, iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) darão condições para o país dar o salto de qualidade que precisa.
 

“Temos um problema histórico no Brasil: precisamos aumentar a produtividade. Precisamos atender uma demanda, sobretudo, da indústria, da agricultura e do setor de serviços”, disse Janine Ribeiro, que revelou ser contrário à redução da maioridade penal. “É preciso punir severamente o adulto que é cúmplice do menor. Severamente”, ressaltou. Confira a seguir os principais trechos da entrevista.


estimativa oficial dos cortes no orçamento da Educação? Especialistas falam em algo em torno de R$ 14 bilhões...

Não temos estimativas porque não temos os dados oficiais. Vocês podem ter uma estimativa que pode estar mais alta ou mais baixa. uma negociação constante, estamos expondo quais são os pleitos da Educação. Como somos um ministério bastante organizado, podemos dizer que tudo o que fazemos tem mérito. Nossas ações são muito bem estruturadas e não estão superestimadas, o que torna delicado esse debate.

Leia a íntegra no site Todos Pela Educação


Auto atendimento

copyright© 2010 Editora DCL - Todos os direitos reservados -

Nova sede: New Worker Tower - Avenida Marqus de So Vicente, 446 18 andar - Conj.: 1808 - Barra Funda - So Paulo/SP CEP: 01139-000 | (11) 3932-5222

Produzido por: ProWeb e Entrelinha Design