X
X

Autora expe obras de estimulo leitura

Entre as várias atuações de Stela Barbieri, que aqui na DCL é de autora dos livros Sapo Comilão e “O livro das cobras”, estão a de educadora, contadora de histórias e a de artista plástica. Esta última é a que desde o início do mês de março vem ganhando destaque pela exposição “Lugares”, em cartaz no Sesc.
 

Voltado para adultos, jovens e crianças, este projeto reúne cinco "obras oficinas": LUGAR PARA LER; LUGAR PARA DESENHAR (Sesc Belenzinho); LUGAR DE COMBINAÇÕES LÍQUIDAS; LUGAR PARA CRIAR ESPAÇOS (Sesc Santana) E LUGAR PARA SEMEAR (Sesc Bom Retiro). Cada obra, um circuito que pode ser ativado por grupos de pessoas de tempos em tempos, é um convite para cada participante se deslocar do mundo cotidiano e refletir, interagir, inventar e experimentar a proposta da artista.


Para ativar cada uma das obras oficinas um grupo de educadores do Sesc, orientados pela artista e sua equipe, estará em diálogo com o público interessado em participar.


LUGAR PARA LER (cerca de 130m2)
Destinado à percepção e à criação, onde há possibilidade do encontro com a arte, com o fazer, com a leitura. A proposta é vivenciar a leitura como algo amplo – que não se dá só por meio do objeto livro, da imagem imprensa ou da palavra – mas que acontece no cotidiano e que tem no mundo o seu texto. Neste Lugar para ler, Stela Barbieri sugere livros um pouco diferentes dos encontrados em bibliotecas ou livrarias. A intenção é propor outros tipos de leitura, não apenas a leitura da palavra: um espaço para ler as coisas do cotidiano, as coisas que estão ao redor, as imagens que construímos e também aquelas que estão chegando o tempo todo até nós.


LUGAR PARA DESENHAR (cerca de 130m2)
Convida os interessados a participar de um grande desenho, que acontece no espaço da exposição. É feito com ferros, estacas, fios e outros materiais. Esse desenho é concebido com a ação das pessoas, ao construir e modificar o espaço com os elementos da própria obra.


LUGAR PARA SEMEAR (cerca de 100 m2)
A arte se relaciona com a natureza se inspirando em ideias e formas. Stela Barbieri propõe que o Lugar para semear seja uma obra viva, que necessita da participação do público para acontecer. As sementes têm de ser plantadas na terra para virarem mudas, ou podem ser organizadas sobre as mesas para virarem imagens. Os vasos já plantados têm de ser cuidados para que os brotos cresçam e se desenvolvam. A cada dia esse lugar se transforma, ganhando novas cores e elementos.


LUGAR DE COMBINAÇÕES LÍQUIDAS (cerca de 180 m2)
Trata-se de uma espécie de laboratório de cores onde experimentam-se possibilidades de trabalhar com líquidos. Estes podem passar de um recipiente para outro, ganhando diferentes desenhos; podem ser absorvidos por tecidos ou algodão, criando manchas; podem gerar diferentes sensações nas nossas mãos; podem fazer barulhos e estar em constante movimento.


LUGAR PARA CRIAR ESPAÇOS (cerca de 115m2)
Interagir com o ambiente a partir de estacas de madeira que delimitam, cercam e desenham o espaço. As peças criam cantos, formas, aberturas, uma construção tridimensional, possibilidades para a imaginação e a invenção. Nesse trabalho de Stela Barbieri, o participante que toma as decisões. A partir de alguns parâmetros já definidos cabe a ele fazer escolhas, criar o seu espaço. Esta obra indica como se está cercado por invenções imperceptíveis, desde os objetos utilizados no cotidiano nas casas, no vestuário, até o traçado das ruas e das estradas, das cercas e muros.


Stela Barbieri, artista plástica. Foi curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo de 2009 a 2014; assessora de artes da Escola Vera Cruz; contadora de histórias e autora de livros infanto-juvenis. Foi Conselheira na Fundação Calouste Gulbenkian e diretora da ação educativa do Instituto Tomie Ohtake por 12 anos. Atualmente dirige com Fernando Vilela o Binah Espaço de Artes.
 

Para mais informações sobre a exposição LUGARES acesse o site do SESC.


Auto atendimento

copyright© 2010 Editora DCL - Todos os direitos reservados -

Nova sede: New Worker Tower - Avenida Marqus de So Vicente, 446 18 andar - Conj.: 1808 - Barra Funda - So Paulo/SP CEP: 01139-000 | (11) 3932-5222

Produzido por: ProWeb e Entrelinha Design